quarta-feira, 18 de agosto de 2010

AMOR PLATÔNICO.

Amor platônico, na acepção vulgar, é toda a relação afetuosa em que se abstrai o elemento sexual, idealizada, por elementos de gêneros diferentes - como num caso de amizade pura, entre duas pessoas.
Esta definição, contudo, difere da concepção mesma do amor ideal de Platão, o filósofo grego da Antigüidade, que concebera o Amor como algo essencialmente puro e desprovido de paixões, ao passo em que estas são essencialmente cegas, materiais, efêmeras e falsas. O Amor, no ideal platônico, não se fundamenta num interesse (mesmo o sexual), mas na virtude.
Depois do seculo XV, o amor platônico passou a ser entendido como um amor à distância, que não se aproxima, não toca, não envolve. Reveste-se de fantasias e de idealização. O objeto do amor é o ser perfeito, detentor de todas as boas qualidades e sem máculas. Parece que o amor platônico distancia-se da realidade e, como foge do real, mistura-se com o mundo do sonho e da fantasia.
(WIKIPÉDIA - AMOR PLATONICO)

Quem nunca teve um amor platônico ? Aquele ator de novela, ou aquele carinha da escola.. Você não tem coragem de dizer o que sente, ou de pedir pra ficar com ele, ou simplesmente chegar e agarra-lo . Hoje em dia isso é amor platônico, mas depois que li a verdade sobre o significado desse tipo de amor.. Fiquei chocada. rsrs
O filósofo Platão tinha um tipo de atrasão sexual pelos seus discipulos, um em especial. Nada a ver com o significado atual. Mas enfim... Vou falar sobre o significado atual . O que acontece comigo.
Sim, eu tenho um amor pratônico. Ele nem sabe que eu existo :S ( ainda )
Na verdade, no meu caso, é platônico pelo fato dele ter namorada. Pra alguns isso é apenas detalhe, mas paras nóis dois não. Ela é linda, simpatica, e gosta dele (que tambem gosta dela).
Que nem dizem: 'Não faça para os outros o que não quer que façam com voce'
Mas ele é tão lindoo .. Hoje mesmo, sai correndo para ir ate a papelaria por que minha amiga disse que ele estava la. E pela primeira vez na vida, falei com ele *-* . Meu coraçãozinhoo fikou pulando tantoo. Enfiim, vou me contentar em ficar olhando !
E o seu amor platônico ?! (...)

Um comentário:

  1. Essa concepção de Amor Platônico está mais para uma veneração, sem nenhum revés (amar sem ser amado)

    Quanto ao seu caso minha linda, você tem que descobrir se não se trata de uma simples veneração ou uma paixão ou amor mesmo, nos dois ultimos acho que você não cometerá pecado nenhum em lutar por ele, pois a vida nunca nos da a chance de acordar e fazer tudo como deviamos ou queriamos ter feito.

    ResponderExcluir